Avaliação da Aprendizagem ou Avaliação Escolar é o tema escolhido para o nosso 10º simulado online!
Parabéns para você que já realizou todos os temas abordados até aqui. Saiba que você está no caminho certo!
O tema Avaliação Escolar ou Avaliação da Aprendizagem é um dos temas mais cobrados nas provas de concurso.
E, certamente, você encontrará pelo menos duas questões sobre o assunto no dia da prova (pelo menos). Então, vamos estudar?
Avaliação da Aprendizagem ou Escolar
Sumário do Quiz
0 de 35 questões completadas
Perguntas:
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- 11
- 12
- 13
- 14
- 15
- 16
- 17
- 18
- 19
- 20
- 21
- 22
- 23
- 24
- 25
- 26
- 27
- 28
- 29
- 30
- 31
- 32
- 33
- 34
- 35
Information
Clique no ícone abaixo para testar os seus conhecimentos sobre o tema “Avaliação da Aprendizagem ou Escolar”!
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 35 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média |
|
Sua pontuação |
|
Categorias
- Avaliação 0%
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- 11
- 12
- 13
- 14
- 15
- 16
- 17
- 18
- 19
- 20
- 21
- 22
- 23
- 24
- 25
- 26
- 27
- 28
- 29
- 30
- 31
- 32
- 33
- 34
- 35
- Respondido
- Revisão
-
Pergunta 1 de 35
1. Pergunta
1 pontos(FGV- IBGE- 2016) A avaliação na Educação a Distância – EAD apresenta singularidades em função do novo modelo do ensino mediado tecnologicamente, mas há alguns tipos de avaliação que são comuns à educação presencial e a distância. A tabela a seguir apresenta três tipos de avaliações comuns na área de educação.
Tipos de avaliação
A- Diagnóstica
B- Formativa
C- SomativaDefinições
1 – Avaliação contínua, com foco no processo.
2 – Perfil do aluno e tendências na aprendizagem
3 – Avaliação final, com foco nos resultadosA correta associação entre o tipo de avaliação e a sua definição é:
Correto
Incorreto
-
Pergunta 2 de 35
2. Pergunta
1 pontos(Cespe- SEDF – 2006) As provas e os testes escritos são instrumentos de avaliação muito utilizados e devem ser elaborados a partir de objetivos previamente determinados. Esses objetivos podem ser: prognóstico, inventário de rendimentos ou diagnóstico.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 3 de 35
3. Pergunta
1 pontos(Cespe- SEDF – 2006) Provas orais ou escritas, questionários e redações são instrumentos da avaliação formal. Os juízos de valor emitidos pelo professor sobre as competências dos alunos fazem parte do plano da avaliação informal.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 4 de 35
4. Pergunta
1 pontos(Cespe- SEDU-ES- 2010) Ao propor a discussão sobre determinado assunto, o professor, por meio das opiniões expressas, pode avaliar os valores éticos que norteiam os comportamentos dos alunos. Pelas notas atribuídas às falas, o professor pode determinar o nível de conhecimento dos alunos.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 5 de 35
5. Pergunta
1 pontos(Cespe- SEDU-ES- 2010) Os resultados da avaliação somativa configuram importantes instrumentos de avaliação da instituição educacional, visto que podem nortear decisões de política educacional, de formação docente e de inovações metodológicas, que contribuam para melhorar a qualidade do ensino.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 6 de 35
6. Pergunta
1 pontos(Idecan – Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo MG – 2014) Em nossa sociedade, de um modo geral, ainda é bastante comum as pessoas entenderem que não se pode avaliar sem que os estudantes recebam uma nota pela sua produção. Avaliar, para o senso comum, aparece como sinônimo de medida, de atribuição de um valor em forma de nota ou conceito. Porém, para os professores, atualmente, o desafio e compromisso é ir além do senso comum e não confundir avaliar com medir. Em relação ao novo conceito dos professores sobre “avaliação” e “avaliar”, de acordo com o contexto anterior, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Avaliar é um processo em que realizar provas e testes, atribuir notas ou conceitos é apenas parte do todo.
( ) Quando a avaliação acontece ao longo do processo, com o objetivo de reorientar o aluno, recebe o nome de avaliação somativa.
( ) Quando ocorre, ao final do processo, com a finalidade de apreciar o resultado do aluno, recebe o nome de avaliação formativa.
( ) A avaliação é uma das atividades que ocorre dentro de um processo pedagógico.
( ) A avaliação visa, entre outros, tentar manter ou melhorar a atuação futura do professor.A sequência está correta em
Correto
Incorreto
-
Pergunta 7 de 35
7. Pergunta
1 pontos(Funcab- SEEAC-2014) “Aavaliação escolar tende a ser organizada de forma a identificar o conhecimento nos moldes da compreensão de como este conhecimento acontece. Independentemente de como esta avaliação é organizada, ele terá basicamente três etapas.” (MALHEIROS, Bruno T.Didática Geral . Rio de Janeiro: LTC, 2012, p. 182). São elas:
Correto
Incorreto
-
Pergunta 8 de 35
8. Pergunta
1 pontos(Funcab- SEEAC-2014) Luckesi (2007) define aval iação como um julgamento qualitativo sobre o processo de ensino-aprendizagem. Esse julgamento deve existir para:
Correto
Incorreto
-
Pergunta 9 de 35
9. Pergunta
1 pontos(Funcab – SEE-AC – 2014) Sobre avalição escolar são feitas as seguintes afirmações:
I. A avaliação é uma tarefa complexa que se resume à realização de provas e atribuição de notas.
II. Uma avaliação pode ser realizada antes do processo de ensino, durante ou após este mesmo processo e, normalmente, recebe um nome específico, dependendo da fase em que ela acontece.
III. Avaliar é medir no aluno sua capacidade de repetição do conteúdo transmitido pelo professor.
IV. A avaliação é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente.Estão corretas:
Correto
Incorreto
-
Pergunta 10 de 35
10. Pergunta
1 pontos(Funcab – SEE-AC – 2014) As avaliações somativas são quantificadoras. Suas principais características são, EXCETO:
Correto
Incorreto
-
Pergunta 11 de 35
11. Pergunta
1 pontos(Funcab – SEE-AC – 2014) Quanto à avaliação formativa, pode-se dizer:
Correto
Incorreto
-
Pergunta 12 de 35
12. Pergunta
1 pontos(Funcab – SEE-AC – 2014) É uma característica da avaliação formativa:
Correto
Incorreto
-
Pergunta 13 de 35
13. Pergunta
1 pontos(Cetro – FUNDAÇÃO CASA – 2014) Vygotsky traz grande contribuição para a avaliação da aprendizagem. Para ele, todas as crianças têm possibilidades intrínsecas de progresso intelectual e, assim, na perspectiva da avaliação para promover a aprendizagem, deve-se procurar analisar
Correto
Incorreto
-
Pergunta 14 de 35
14. Pergunta
1 pontos(Cetro – FUNDAÇÃO CASA – 2014) Celso Vasconcelos (2003) postula que avaliar aprendizagens é um sério problema educacional que nos persegue há muito tempo. Relata que, desde a década de 1960, a grande crítica sobre o modo pelo qual as avaliações são realizadas são os enormes estragos feitos pela prática classificatória e excludente. Segundo o autor, recentemente, a avaliação está também em pauta como decorrência das várias iniciativas tomadas por mantenedoras, públicas ou privadas, no sentido de reverter o quadro de fracasso escolar. Dentre as direções citadas pelo autor para que as mudanças em relação à avaliação ocorram, estão as seguintes:
Correto
Incorreto
-
Pergunta 15 de 35
15. Pergunta
1 pontos(Cetro – FUNDAÇÃO CASA – 2014) O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) analisa as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes. O processo de avaliação utilizado pelo órgão leva em consideração alguns aspectos, como
Correto
Incorreto
-
Pergunta 16 de 35
16. Pergunta
1 pontos(FUNDEP- Prefeitura de Bela Vista de Minas – MG – 2014) No âmbito da avaliação formativa, podemos AFIRMAR que seu objetivo é:
Correto
Incorreto
-
Pergunta 17 de 35
17. Pergunta
1 pontos(FGV- SEDUC-AM-2014) As opções a seguir apresentam características da avaliação educacional, à exceção de uma. Assinale-a.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 18 de 35
18. Pergunta
1 pontos(FGV- SEDUC-AM-2014) Sobre a avaliação na prática educativa, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), assinale a afirmativa incorreta.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 19 de 35
19. Pergunta
1 pontos(Funcab – Faceli – 2015) Na avaliação do desempenho dos estudantes (ENADE), em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, as habilidades e competências em sua formação participarão:
Correto
Incorreto
-
Pergunta 20 de 35
20. Pergunta
1 pontos(IFPA – IFPA – 2014) A avaliação escolar, para Libâneo (1992) é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente e oportuniza o acompanhamento dos resultados de aprendizagem obtidos no decorrer do trabalho conjunto de professores e estudantes. Nessa perspectiva, a avaliação cumpre as seguintes funções:
Correto
Incorreto
-
Pergunta 21 de 35
21. Pergunta
1 pontos(Nucepe-SEDUC-PI – 2015) No ambiente educacional a avaliação compreende três dimensões básicas: avaliação da aprendizagem; avaliação institucional interna e externa; avaliação de redes de Educação Básica. Para a operacionalização da avaliação da aprendizagem, a escola deve ter como referência
Correto
Incorreto
-
Pergunta 22 de 35
22. Pergunta
1 pontos(Cespe- DEPEN- 2015) A avaliação formativa é processual, contínua, cumulativa, abrangente e interdisciplinar, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 23 de 35
23. Pergunta
1 pontos(Cespe- DEPEN- 2015) Na perspectiva da avaliação formativa, o espaço escolar é transformado em um ambiente de desafios e de construção do conhecimento.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 24 de 35
24. Pergunta
1 pontos(Cespe- DEPEN- 2015) A construção do conhecimento é um processo individual que é mensurado por meio de uma avaliação somatória.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 25 de 35
25. Pergunta
1 pontos(Cespe- DEPEN- 2015) A avaliação é uma atividade formal que deve ser aplicada apenas após a finalização do processo de ensino e aprendizagem.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 26 de 35
26. Pergunta
1 pontos(REIS & REIS – Prefeitura de Santana do Jacaré – MG – 2015) Representa uma proposta avaliativa, que inclui a avaliação, no processo ensino-aprendizagem. Ela se materializa nos contextos vividos pelos professores e alunos e possui como função, a regulação das aprendizagens. Para ocorrer essa regulação, é necessário que ela trabalhe com procedimentos que estimulem a participação dos autores do processo. Ela baseia-se em princípios, que decorrem do cognitivismo, do construtivismo, do interacionismo, das teorias socioculturais e das sociocognitivas. Ela trabalha sob a ótica das aprendizagens significativas. A conceituação acima se refere à avaliação:
Correto
Incorreto
-
Pergunta 27 de 35
27. Pergunta
1 pontos(IFSP – IFSP – 2015) De acordo com a Lei nº 9.394, de 1996, a verificação do rendimento escolar observará os seguintes critérios:
Correto
Incorreto
-
Pergunta 28 de 35
28. Pergunta
1 pontos(IFSP – IFSP – 2015) Sobre avaliação da aprendizagem, considere as afirmativas.
I. A avaliação deve ser contínua, para favorecer o processo de ensino-aprendizagem e para permitir que o professor construa, em sala de aula, um ambiente propício para acompanhar o desenvolvimento cognitivo dos alunos.
II. A avaliação deve ser pontual e classificatória.
III. O processo de avaliação deve ser inteiramente desvinculado do processo ensino-aprendizagem.
IV. O professor, ao testemunhar um resultado ruim de um aluno em uma avaliação pontual, deve aconselhá-lo a rever sozinho todo o conteúdo dado, buscando ajuda com os colegas, para que consiga a aprovação na disciplina ao final do semestre.Levando-se em conta uma concepção dialética e libertadora do processo de avaliação escolar, está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
Correto
Incorreto
-
Pergunta 29 de 35
29. Pergunta
1 pontos(IFSP- IFSP – 2015) A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (lei nº 9394, de 1996) apresenta regras comuns para o ensino fundamental e médio em relação ao processo de avaliação. Leia as afirmativas a seguir sobre o artigo nº 24 da referida lei:
( ) a classificação em qualquer série ou etapa, exceto a primeira do ensino fundamental, pode ser feita por promoção, para alunos que cursaram, com aproveitamento, a série ou fase anterior, na própria escola.
( ) a classificação em qualquer série ou etapa, exceto a primeira do ensino fundamental, pode ser feita por transferência, para candidatos procedentes de outras escolas.
( ) a classificação em qualquer série ou etapa, exceto a primeira do ensino fundamental, pode ser feita independentemente de escolarização anterior, mediante avaliação feita pela escola, que defina o grau de desenvolvimento e experiência do candidato e permita sua inscrição na série ou etapa adequada, conforme regulamentação do respectivo sistema de ensino.
( ) nos estabelecimentos que adotam a progressão regular por série, o regimento escolar pode admitir formas de progressão parcial, desde que preservada a sequência do currículo, observadas as normas do respectivo sistema de ensino.
Assinale a alternativa que contemple a sequência correta de afirmações verdadeiras (V) ou falsas (F):Correto
Incorreto
-
Pergunta 30 de 35
30. Pergunta
1 pontos(IFSP- IFSP – 2015) Sobre avaliação da aprendizagem, à luz de Antoni Zabala em seu livro “A prática educativa: como ensinar”, é correto afirmar que:
Correto
Incorreto
-
Pergunta 31 de 35
31. Pergunta
1 pontos(Ieses- IFC-SC- 2015) No que diz respeito à avaliação da aprendizagem, assinale a alternativa INCORRETA.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 32 de 35
32. Pergunta
1 pontos(Vunesp- Prefeitura de Suzano – SP- 2015) Segundo Luckesi (2002), “a avaliação da aprendizagem existe propriamente para garantir a qualidade da aprendizagem do aluno. Ela tem a função de possibilitar uma qualificação da aprendizagem, do educando”. Para o autor, em relação aos elementos constitutivos de um processo de avaliação, devem ser consideradas três variáveis significativas. São elas:
Correto
Incorreto
-
Pergunta 33 de 35
33. Pergunta
1 pontos(FGV- DPE-MT- 20415) Com relação às formas de avaliação, analise as afirmativas a seguir.
I. A avaliação formativa tem caráter pedagógico e se dá ao longo do processo.
II. A avaliação somativa se dá ao término de determinado processo ou etapa.
III. As avaliações formativa e somativa pressupõem, a partir do resultado da avaliação, uma classificação final.
Assinale:Correto
Incorreto
-
Pergunta 34 de 35
34. Pergunta
1 pontos(Cespe – MPOG – 2015) O professor é o gestor das progressões de aprendizagens e deve realizar, constantemente, avaliações do desenvolvimento dos alunos em relação às competências enfocadas em suas aulas.
Correto
Incorreto
-
Pergunta 35 de 35
35. Pergunta
1 pontos(Cespe – MPOG – 2015) A avaliação formativa é desenvolvida para o benefício do professor, e é fundamentada pelas relações de poder e autoritarismo entre professor e aluno.
Correto
Incorreto
Conheça todos os nossos simulados anteriores, clicando aqui. Encontre materiais de Estudo sobre a Avaliação da Aprendizagem neste link.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
Ótimo o simulado! Parabéns!
Parabéns, nota 1000 para o site….
gostaria de simulados sobre eca
Oi Jaqueline, nós já temos dois simulados sobre este assunto!
Parabéns pelo site !! Tenho ido muito bem nos simulados !! Seu trabalho é maravilhoso, bjs !
parabéns adore os simulados, mas tem algumas perguntas que precisam ser vista com um olhar mais peculiar… obrigado.
Estou aprendendo com vc Juliana. Muito obragada.
Quero fazer parte do site. Gostei muito do questionário que acabei de fazer, me mostrou os pontos que tenho qie me dedicar mais.
Quero fazer parte. Muito bom.
Muito bom ! Queria responder o questionário de Piaget e vigotisk, mas não consigo visualizar .
Parabéns Juliana, pelo trabalho maravilhoso… Gostaria de saber se tem a possibilidade de imprimir os simulados?
Adorei, parabéns pelo simulado de hoje.Eu quero é mais