Conheça 30 cursos online – Gratuitos e com certificado!
Seja para completar horas em atividades extra-curriculares exigidas pela Universidade, para progressão funcional, contar como atividades em concursos públicos ou atualizar o seu currículo, os cursos selecionados 30 cursos online com certificação gratuita.
Isso mesmo! Agora não existe mais desculpa para você se atualizar. Veja esta lista de cursos online, gratuitos e com certificado que selecionamos para você.
#1 Matemática Básica
Instituição: Ead Sebrae
Objetivo: Desenvolver competência e habilidade para a resolução de situações-problema, desde a compreensão do sistema de numeração decimal no contexto diário, à utilização das quatro operações, utilizando objetos de aprendizagem e mídias digitais.
Carga Horária: 32 horas
#2 Sociologia
Instituição: FGV on line
Objetivo: O objetivo do curso é oferecer aos professores de ensino médio e demais profissionais que lidam com a Sociologia um instrumento atualizado de informação e aprendizagem.
Carga Horária: 30 horas
#3 Filosofia
Instituição: FGV on line
Objetivo: O objetivo do curso é analisar a Filosofia em sala de aula, indicando ao professor como é possível selecionar alguns temas importantes e trabalhá-los na escola.
Carga Horária: 30 horas
#4 Introdução ao E-Learn
Instituição: Fundação Bradesco
Objetivo: Este curso tem por objetivo explicar a metodologia do e-Learning. Ao final do curso o aluno vai concluir que o e-Learning é melhor que qualquer outra tecnologia instrutiva para aprimorar conhecimentos e habilidades.
Carga Horária: 12 horas
#5 TI na Educação
Instituição: Fundação Bradesco
Objetivo: A área de Tecnologia da Informação, empresas, centros de pesquisas e universidades têm uma contribuição expressiva a dar a diversos campos da Educação, desde a educação formal para crianças até a inclusão digital e o empreendedorismo, entendido como uma das variantes da qualificação.
Carga Horária: 7 Horas
#6 De acordo com o novo acordo
Instituição: Fundação Bradesco
Objetivo: De forma simples, objetiva e que prende a atenção do aluno, os três personagens do curso apresentam as principais mudanças na ortografia da Língua Portuguesa, definidas pelo Novo Acordo Ortográfico, em vigor desde 1º de janeiro de 2009.
Carga Horária: 1o horas
#7 Ciência Política
Instituição: Veduca/USP
Objetivo: Envolve o estudo da estrutura e dos processos de governo, ou qualquer sistema equivalente de organização humana que tente assegurar segurança, justiça e direitos civis. Abrange diversos campos, como filosofia, economia, geopolítica, administração, entre outros.
Carga Horária: 60 horas
#8 Ética
Instituição: Veduca/USP
Objetivo: A palavra Ética é usada nos mais diversos contextos, para justificar comportamentos, escolhas, condutas, valores morais. No entanto, a maioria das pessoas desconhece que o termo pode assumir diferentes sentidos. Conheça as definições de Ética segundo grandes pensadores, como Kant e Nietzsche e reflita sobre seus significados na atualidade.
Carga Horária: 60 horas
#9 Desenvolvimento Humano e Educação
Instituição: Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
Objetivo: O curso aberto de Desenvolvimento Humano e Educação é uma iniciativa da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) para proporcionar acesso livre aos conhecimentos produzidos pelo meio acadêmico. O curso se constitui numa proposta de metodologia flexível. Os cursistas podem acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) conforme sua conveniência, coaprendendo entre pares, por meio da participação nos fóruns. O conteúdo está distribuído em múltiplos objetos de aprendizagem. Esta é mais uma empreitada da instituição no universo dos cursos abertos a distância (Massive Open Online Course – MOOC).
Carga Horária: 45 horas
#10 Dificuldade de Aprendizagem
Instituição: Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
Objetivo: O curso aberto de Dificuldades de Aprendizagem é uma iniciativa da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) para proporcionar acesso livre aos conhecimentos produzidos pelo meio acadêmico. O curso se constitui numa proposta de metodologia flexível. Os cursistas podem acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) conforme sua conveniência, coaprendendo entre pares, por meio da participação nos fóruns. O conteúdo está distribuído em múltiplos objetos de aprendizagem. Esta é mais uma empreitada da instituição no universo dos cursos abertos a distância (Massive Open Online Course – MOOC).
Carga Horária: 45 horas
#11 Fundamentos da Integração Regional: O Mercosul
Instituição: Senado Federal
Objetivo: Instruir os alunos sobre os fundamentos de processos de integração regional em geral, com especial ênfase no Mercosul e no papel a ser desempenhado pelos Congressos Nacionais no contexto da conformação deste bloco econômico.
Carga Horária: 40 horas
#12 Tutoria On-line em Organizações Públicas
Instituição: Enap
Objetivo: Servidores e agentes públicos dos três poderes e das três esferas de governo e cidadãos interessados. Preferencialmente de órgãos do Poder Executivo Federal, que atuam como tutores ou coordenadores de cursos em ambientes virtuais de aprendizagem, interessados em aprofundar o conhecimento sobre as técnicas e metodologias em cursos on-line.
Carga Horária: 50 horas
#13 Processo de Alfabetização na Educação Infantil : Concepção dos Professores
Instituição: Learncafe
Objetivo: O curso tem como objetivo mostrar as concepções das professoras da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental em relação ao processo que envolve a alfabetização. Mostra, também, a importância de um planejamento e trabalho coletivo nas escolas, um envolvimento maior dos profissionais na proposta político-pedagógica, na gestão participativa da escola e na formação continuada do grupo de professores, considerando sempre a realidade das crianças.
Carga Horária: 20 horas
#14 O aprendizado lúdico para crianças hospitalizadas
Instituição: Learncafe
Objetivo: O curso aborda a importância de um aprendizado lúdico para crianças hospitalizadas, visto que este é de grande relevância para o desenvolvimento infantil, estímulo à imaginação e aprimoramento de potencialidades. Além disso, as crianças hospitalizadas podem passar por dificuldades de aceitação de sua doença, o que pode prejudicar seu aprendizado.
Carga Horária: 10 horas
#15 Atividade lúdica como atividade de estudo
Instituição: Learncafe
Objetivo: O curso trata sobre a importância de atividades lúdicas no ensino infantil e como tais atividades podem auxiliar no aprendizado das crianças. É apresentado um estudo com algumas crianças, demonstrando na prática o que é dito na teoria.
Carga Horária: 18 horas
#16 Educação Inclusiva – A Aquisição da Linguagem Escrita pela Criança Surda
Instituição: Learncafe
Objetivo: O curso mostra como a comunicação com o outro configura e estabelece a apropriação de signos e significados utilizados pelo homem. No entanto, a comunicação não se restringe a uma única forma ideal/padrão, mas se estende àquela que é utilizada com sentido e funcionalidade na comunidade e na qual o sujeito está inserido. Bons estudos!
Carga Horária: 16 horas
#17 Contação de Histórias: a arte de cultivar as palavras
Instituição: Learncafe
Objetivo: O curso apresenta de maneira lúdica e fundamentada, o processo criativo referente ao ato de narrar histórias, abordando os processos de criação e memorização que devem ser desenvolvidos pelo contador. Assim como compreender a relação entre narrador – história – ouvinte, e, por conseguinte o poder que o narrador possui em suas mãos ao contar uma história. O curso também mostra os passos pelos quais o contador perpassa, desde escolha da história até a acolhida do público (seja com críticas ou elogios). E, por fim, explica como deve transcorrer a linguagem e como organizar o espaço para realizar a contação de histórias.Tendo como base o livro “Contar histórias: a arte de brincar com as palavras” do Fabiano Moraes, e estudos e pesquisas realizadas durante curso de especialização.
Carga Horária: 8 horas
#18 A Literatura no Processo de Alfabetização
Instituição: Learncafe
Objetivo: O objetivo deste curso é analisar a conexão histórica e teórica da alfabetização e do letramento com a literatura. Assim, são discutidas possibilidades desencadeadas pela literatura na formação do autor/leitor e a abertura de espaços para a criação de histórias e poesias para e pelas crianças.
Carga Horária: 16 horas
#19 Adolescência e moralidade: o professor que faz a diferença
Instituição: Learncafe
Objetivo: Este curso pesquisou como um professor pode ocupar o lugar de adulto significativo/respeitado e ser relevante no processo de constituição da moral do adolescente, através das representações dos alunos. O principal referencial teórico utilizado no curso foi a Epistemologia Genética, em especial o desenvolvimento moral na obra de Jean Piaget.
Carga Horária: 22 horas
#20 A EJA na perspectiva histórica das diretrizes curriculares
Instituição: Learncafe
Objetivo: Este curso, tem por objetivo apresentar uma contextualização da Educação de Jovens e Adultos no âmbito das políticas públicas de educação e das reformas curriculares da escolarização básica. Assim, é composto pela apresentação de um histórico da EJA no Brasil a partir de uma análise bibliográfica e da política curricular para o segmento, a partir de seu processo de descentralização nos anos de 1990 indicado em pesquisas relevantes.
Carga Horária: 23 horas
#21 A construção de valores na escola
Instituição: Learncafe
Objetivo: O curso tem como objetivo explorar os valores que as crianças da educação infantil possuem com relação ao recurso natural água, concomitante com a investigação de metodologias apropriadas para se trabalhar com a formação moral na dimensão dos valores ambientais. É um curso destinado a professores e profissionais da área de educação sobre a construção dos valores das crianças na escola.
Carga Horária: 14 horas
#22 A educação escolar e o cinema de animação
Instituição: Learncafe
Objetivo: Como nós, profissionais da educação, agimos diante do fato de os alunos virem para a escola “encharcados” de cultura midiática? Será que temos conhecimento suficiente a respeito do que permeia os artefatos midiáticos como os filmes animados? Quais as intenções, além de entreter, dos desenhos animados como os produzidos por Maurício de Sousa? Partindo da problemática exposta, o objetivo deste curso será estudar a relação estabelecida entre o cinema de animação e a educação escolar dando ênfase à Turma da Mônica, de Maurício de Sousa. Bons estudos!
Carga Horária: 12 horas
#23 A escola e o professor – currículo inclusivo
Instituição: Learncafe
Objetivo: O curso é direcionado a professores e profissionais da área da educação que tenham interesse em aprofundar seus estudos sobre o currículo escolar na perspectiva inclusiva e analisar sua contribuição e organização para o processo de inclusão escolar de alunos do ensino fundamental que apresentam necessidades educacionais especiais.
Carga Horária: 12 horas
#24 Papéis Sociais no Ensino Superior
Instituição: Learncafe
Objetivo: Neste curso, vamos fornecer subsídios para repensar o desafio da educação superior, especialmente o da pós-graduação na área da Administração, a partir da avaliação dos papéis, dos atores sociais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem e de suas expectativas em relação aos demais: o aluno-cliente, o professor-gerente-educador e a instituição de ensino mercantil. Bons estudos!
Carga Horária: 4 horas
#25 A Educação em dois momentos: Iluminismo e Contemporaneidade
Instituição: Learncafe
Objetivo: O presente curso tem como objetivo pensar na educação em dois tempos históricos distintos: a contemporaneidade, a partir de Theodor Adorno, e o Iluminismo, a partir de alguns pensadores, entre eles Immanuel Kant. Sua concepção surgiu após a leitura de textos de Adorno e a suspeita de que as críticas que ele fez à educação de sua época e os conceitos que ele trata, como barbárie, emancipação e indústria cultural, possuíam pontos que se relacionavam em alguma medida com o pensamento próprio do Século das Luzes. Bons estudos
Carga Horária: 12 horas
#26 A Contribuição dos Estudos de Gênero à Formação Docente
Instituição: Learncafe
Objetivo: A produção das desigualdades de gênero é decorrente de processos sociais mais amplos que designam as posições dos sujeitos no que diz respeito ao seu corpo, à sua sexualidade, raça, classe social, religião, etc. Em vista disso, levantamos a seguinte problematização: Quais as representações sociais de professores e professoras a respeito de gênero? Esse conceito pode ser ampliado e/ou reorganizado por meio de uma intervenção pedagógica? O presente curso visa abordar este tema, através de entrevistas com os/as docentes e um processo de intervenção pedagógica com discussões em grupo com o intuito de repensar o gênero em um contexto sócio-histórico. Bons estudos!
Carga Horária: 12 horas
#27 Televisão e Cotidiano Escolar
Instituição: Learncafe
Objetivo: O presente curso está dividido em três momentos: A Cultura da Mídia, A Cultura da TV, e Televisão e Cotidiano Escolar. Tem como objeto, a reflexão acerca dos modos de produção e reprodução de imagens na sociedade escópica contemporânea. Dentro da linha de pesquisa Conhecimento e Cotidiano Escolar, os objetivos visam estabelecer de que forma a TV se insere no cotidiano escolar, levando-se em conta que produtos da mídia são compreendidos e incorporados pelos sujeitos escolares em suas vivências e, em consequência, o que a escola está fazendo para utilizar as imagens por ela veiculadas. Se inscreva no curso e venha conhecer os resultados desta pesquisa. Bons estudos!
Carga Horária: 7 horas
# 28 Altas habilidades e superdotação – encorajando potenciais
Instituição: Learncafe
Objetivo: O curso trata sobre a importância de incentivar crianças que possuem talentos especiais, a fim de que elas se desenvolvam melhor e explorem suas potencialidades. Neste caso, é essencial um tratamento especial por parte dos pais e professores, para que as crianças não se sintam discriminadas e saibam compreender suas diferenças.
Carga Horária: 14 horas
# 29 Aquisição e desenvolvimento da linguagem do bebê surdo
Instituição: Learncafe
Objetivo: A linguagem é a principal ferramenta que o homem utiliza para pensar, entender e modificar o mundo em que vive. Por isso, é importante compreender os processos de desenvolvimento da linguagem em bebês surdos, comparando os aspectos do desenvolvimento da linguagem verbal em bebês surdos e ouvintes e estudando as fases de aquisição da língua de sinais por bebês surdos com a idade entre zero e três anos. Para isso, utilizou-se estudos de autores que pesquisam temas relacionados à aquisição e desenvolvimento da linguagem de surdos e educação de surdos, tais como Fernandes, Karnopp e Quadros. Também teve-se como referência a legislação específica relativa à Língua Brasileira de Sinais e os Censos Demográficos do IBGE, com foco nos dados relativos às crianças surdas nos primeiros anos de vida. O estudo possibilitou constatar a importância do acesso à Libras como língua materna para bebês surdos, para que eles possam interagir e se comunicar, compreender e adquirir conhecimentos relativos à realidade em que vivem e proporcionar um desenvolvimento linguístico, cognitivo e emocional, nas mesmas condições de qualquer criança.
Carga Horária: 10 horas
#30 SINASE – Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo
Instituição: Learncafe
Objetivo: O Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo ? SINASE – está diretamente ligado ao ECA. Este, se trata de uma política pública que organiza e orienta a execução das Medidas Socioeducativas aplicadas a adolescentes aos quais é atribuída a prática de ato infracional. Partindo da legislação vigente, o Estatuto da Criança e do Adolescente ? ECA ? (Lei Federal 8.069/90), e fundamentado na Resolução 119/06 do CONANDA e na Lei Federal 12594/12, que busca estabelecer as diretrizes para o adequado cumprimento do que foi pensado e definido em leis para a responsabilização e o acompanhamento educativo destes adolescentes.
Carga Horária: 10 horas
Gostou da nossa seleção? Tem algum curso para indicar? Deixe uma mensagem ali no comentário! 😉
Para mais DICAS: Clique Aqui!
Assine o nosso Intensivo Pedagógico
https://intensivopedagogico.com.br/quem-somos/
CURTA e SIGA nossas páginas nas redes sociais
Youtube
https://www.youtube.com/pedagogiaparaconcurseiros
Facebook
https://www.facebook.com/pedagogiaparaconcurseiros/
Instagram
https://www.instagram.com/pedagogiaparaconcurseiros/
Twitter
https://twitter.com/PedagogiaConcur
sim ,quero me aperfeiçoar e passar no concurso professor de educação infantil